domingo, 8 de março de 2015

Entenda o filme Efeito Borboleta!

Olá Minhas crianças, como tem passado? Hoje vou tentar esclarecer pra vocês o filme efeito borboleta.
Então antes de mais nada eu acho necessário explicar umas coisas pro entendimento do filme ficar mais completo, o efeito borboleta não é so o nome do filme, é a inspiração! Certeza que todo mundo ja ouviu dizer que o bater de asas de uma borboleta pode causar um furacão do outro lado do mundo certo? O filme se baseia nesse conceito, mas antes de nos aprofundar no filme em si, vou explicar um pouco sobre uma teoria, a teoria do caos, a teoria do caos defende que uma mudança por menor que seja no início de um evento, situação ou momento qual quer pode e provavelmente vai trazer conseqüências enormes e absolutamente desconhecidas no futuro, por isso os eventos seriam imprevisíveis chegando a ser assustadores dependendo do ponto de vista, mas essa ideia faz todo sentido por exemplo, imagine que você estava de recuperação final, no ultimo dia de prova, você acordou cedo, havia estudado, tava tudo certo tudo tranquilo, voce precisa pegar o ônibus, so que o mesmo se atrasa cinco minutos e sua escola é muito rigorosa quanto horário, quando você chega eles n te deixam fazer a prova independentemente da desculpa e consequentemente você reprova, e por isso decide sair da escola, isso pode desencadear uma serie de fatos totalmente diferentes do que ocorreriam se você continuasse na escola onde você reprovou, apenas por causa de cinco minutos. Uma decisão sua pode mudar drasticamente o seu futuro, isso é o efeito borboleta, esta diretamente ligada a teoria do caos, mas beleza, acho que deu pra ter uma ideia ne? Entao bora pro filme.
Efeito borboleta foi lançado no fia 23/julho/2004, o orçamento era de 3 milhões e o lucro foi de 93 milhões, ou seja um grande sucesso, o filme mostra o Evan, criança que tem apagões de memória, ele simplesmente esquece certos momentos parecendo que ele nem vivenciou esses momentos, depois acompanhamos Evan na adolescência com seu grupo de amigos, Evan tem seu par romântico, Kayleigh, uma garota que ele conhece desde a infância. Após seu cachorro ter sido queimado vivo pelo irmão de Kayleigh, Evan se muda, se afastando da sua amada e de seus amigos. Agora passamos a acompanhar sua vida adulta, onde ele é um ótimo aluno da faculdade, respeitado pelo professor e etc. Ele divide o ap com um gordo rockeiro, emo sei la, e é ai que as coisas começam a fazer sentido, ou pelo menos fizeram pra mim, Evan descobre que pode viajar no tempo apenas lendo anotações que fazia em seus diários, todos os dias, desde que era criança, ele ler algum parágrafo se concentrando bastante ate que sua mente volta no tempo, não seu corpo, sua mente sua consciência adulta ocupa o lugar da consciência adolescente, e é por isso que ele tinha apagões, ele realmente não vivenciou aquele momento, pelo menos não naquele presente, foi essa parte que eu falei "krl mano que foda" essa ideia na minha opinião foi muito inteligente. Ele tinha realmente apagões, porque a sua consciência adolescente dava lugar a outra, a do futuro. De início estava tudo de boa mas lógico que algo estaria fora do comum, e em todos os futuros alternativos acontece isso, ele viaja muda algo no passado e quando ele volta tudo muda, e ai que ele começa a entender porque o pai dele tentou mata-lo. Evan tenta concertar as coisas mas como vocês sabem tudo só acaba piorando, ate que ele se da conta  de que só vai piorar as coisas se continuar com as viagens e decide voltar pra quando tinha sete anos e não virar amigo de Kayleigh. No fim vemos os dois em meio a varias pessoas passando em direções opostas e olhando pra trás, um de cada vez,. O problema dessas viagens é que ele n perde as memórias daquele outro presente quando ele chega a um futuro alternativo, que passa a ser o presente, são carregadas todas as memórias que ele teria se tivesse vivido de fato aquele presente, e essas memórias juntas com outras memórias acabam danificando seu cérebro, se as memórias passadas fossem esquecidas dando lugar a nova, consequentemente ele iria se conformar, não iria se sentir culpado, viveria normalmente aquele novo futuro. So uma curiosidade é que no final original ele passa por ele e pronto, fica por ali. No fina alternativo, que é o final feliz, ele passa por ele e convida ela pra tomar um café e os dois ficam juntos novamente. No final da versão do diretor ele volta pra barriga da mãe quando ele ainda era um bebe, e se mata.. O filme na verdade é uma lição, não devemos nos culpar por decisões tomadas ou nos arrepender, temos que viver independente do quanto isso seja difícil. Espero que tenha ajudado! 

7 comentários:

  1. Boa tarde, nao entendi isso aqui..." O problema dessas viagens é que ele n perde as memórias daquele outro presente quando ele chega a um futuro alternativo, que passa a ser o presente" vc pode dar exemplos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Isso quer dizer que: quando ele volta para o passado e muda algo, ele não esquece que ele mudou. Ele volta para o presente mas ciente que fez algo para mudar o futuro, e com isso ele vive com a culpa de que teve que mudar algo de uma coisa que vivenciou antes. Pelo menos isso foi o que eu entendi. Espero que tenha entendido também.

      Excluir
    3. Eu só queria entender como ele pode voltar no tempo, tipo ele acessa as memorias que nem o pai dele, por meio de lembranças (diario, fotografia) mas por que isso faz com q volte no tempo?

      Excluir
  2. não entendi essa parte "e decide voltar pra quando tinha sete anos e não virar amigo de Kayleigh. No fim vemos os dois em meio a varias pessoas passando em direções opostas e olhando pra trás, um de cada vez". Não vi essa cena no filme, não passou...

    ResponderExcluir