sábado, 21 de março de 2015

Gustav Klimt

A pintura é, sem dúvida alguma, uma das manifestações artísticas que mais gosto. Através de uma linguagem única e sutil, transmite emoção e poesia. Nesse post trataremos de um de meus pintores favoritos, o austríaco Gustav Klimt.
Contemporâneo de Egon Schiele, desde cedo já estudava desenhos, desenvolvendo trabalhos na "Escola das Artes Decorativas", em Viena.

O quadro "The kiss", de 1907-08,  representa ele e sua amante Emilie. Pintura já do auge de sua carreira, nela é percebido o tom dourado usado em demasia.


"Tree of life", de 1912


"Retrato de Adele Bloch-Bauer I". de 1907



"Morte e vida", 1916



"A virgem", 1913

Até aqui, vemos pinturas que fizeram parte do estilo dourado de Klimt, que vem a deixar de ser usado no início do século XX pelo auge do expressionismo. A partir daí, as obras dele mostram uma realidade mais erótica e sem tantas cores em suas telas. Quadros como "Masturbação feminina" e "Mulher sentadas de coxas abertas" marcaram tal fase.

Klimt foi um artista de quadros exuberantes que admirava as mulheres e acreditava no domínio feminino explorando suas figuras com sensualidade extrema chegando ao sexual. Evidenciou o feminino em grande parte de sua obra, sendo criticado por conservadores, incompreendido pelo erotismo que retratava e várias vezes sendo rotulado de pornográfico. Contudo foi o artista vienense mais querido e admirado do seu tempo.

Um artista de extrema importância que simboliza o estilo art nouveau da virada do século 19 para o século 20, assim como também simboliza os questionamentos e transformações humanas comportamentais na fase de transição dos séculos. Acreditava na libertação pela arte e era influenciado por Nietsche, Wagner e Schopenhauer.

É essa importância que fez a a vida de Klimt ser tema de filme e até de anime. O filme, de 2006, foi escrito e dirigido por Raoul Ruiz, e o anime, chamado Elfen Lied, de 13 episódios pode ser facilmente encontrado no youtube. Confira os links a seguir:

Mais informações sobre o filme: http://en.wikipedia.org/wiki/Klimt_%28film%29






sexta-feira, 20 de março de 2015

Conheça Inside Out, o próximo lançamento da Pixar

A volta da Pixar aos cinemas

A Pixar começou nos anos 80 como uma repartição da LucasFilm, uma mera empresa de efeitos especiais, menor que ILM (a maior empresa de efeitos especiais desde aquela época, até hoje). Comprada por Steve Jobs (CEO da Apple) em meados dos 80 e presidida por Ed Catmull, demorou mais algum tempo pra que o sucesso de Toy Story (1995), dirigido pela mente de John Lasseter e realizado numa parceria milionária com Walt Disney Company, colocasse a antiga empresa de software no gosto popular. Hoje a Pixar é reconhecidamente por leigos e críticos, um dos maiores centros criativos de cinema. Seus filmes ultrapassaram fronteiras, derrubaram barreiras, quebraram recordes. É admirável quando uma empresa atinge tal realização; se fala em diretores, como o Brad Bird (Os Incríveis), Lee Unkrich (Toy 3), mas também se fala em "filme da Pixar". Isso se tornou um sinônimo de qualidade e de trabalhos artísticos que, disfarçados de produtos, levam milhões de pessoas às salas de cinema e, no final das contas, algumas indicações e estatuetas no Oscar.
A grande sacada da Pixar são suas histórias sem fórmula pronta. Esse atributo gera um escandaloso individualismo em filmes como Monstros S.A.(2001), um trabalho que mostra o quanto é gostoso e às vezes até um pouco raro ir no cinema e sair com a impressão de ter assistido um filme realmente bom. Tal característica que passou a se desgastar nos filmes pós-Toy Story 3 (2010), e embora não se possa dizer que sejam filmes ruins, a equipe criativa da Pixar começou a dar sinais que estaria, quem sabe, perdida nas próprias decisões. Eis que, após o lançamento da prequel Universidade Monstros (2013), e ante o adiamento, por uma questão de mudança de diretor, do filme que sairia em 2014, O Bom Dinossauro (que ficou pro início de 2016), a Pixar toma uma decisão gratificante: dar aquela velha parada para rever seus conceitos. Desde o lançamento de Universidade, não se ouviu falar em filme novo da Pixar.
Inicialmente divulgado como um filme que e passaria dentro da cabeça de uma menina de 11 anos, hoje já temos vastas informações do que pode nos esperar em Divertida Mente. Dois trailers, sendo o primeiro utilizado para apresentar Reily, uma menina de pré-adolescente, e os sub-protagonistas da história, os sentimentos que habitam a cabeça e Reily: Medo, Tristeza, Alegria, Nojinho e Raiva. Ou serão eles também protagonistas já que, at all, representam a própria Reily em si? Um questionamento muito interessante que a pegada do filme nos levanta. Também são apresentados os sentimentos do pai e da mãe, que com certeza vão garantir a cota de gargalhada durante o filme. Reily, por sua vez, me parece ser a cota dramática; como é mostrada no trailer, é uma menina problemática, confusa, e não só por ser pré-adolescente, mas como foi revelado do roteiro, acaba de se mudar do interior para São Francisco. De acordo com o trailer #2, as questões surgem quando duas das emoções de Reily acabam se perdendo, e então a menina passa realmente enfrentar problemas.
Torço pra que as atitudes de Reily fluam com naturalidade embora saibamos que, segundo a lógica do filme, existem entidades que controlam a menina como um todo. É bastante sensato que o filme trate de emoções e até de maneira bastante plausível, então eu sugiro que se prepare pra uma avalanche delas durante esse filme. É um dos que mais me empolgam esse ano, e não é pra menos. E a trilha sonora no trailer #2, a música More Than a Feeling, nada mais justo. Pixar, você sabe SIM como fazer um filme.
Em se tratando do teor macro, isto é, a mãe, o pai, a própria Reily e quem quer mais que componha essa história de antemão fantástica, o trailer mostra alguns relances de cenas legais, o que indica que eles não vão ser esquecidos, como poderia-se supor.
É inegável que um filme com essa lógica se mostra como um grande desafio pra quem quer que esteja envolvido na sua realização. E são eles: Pete Docter, que volta a assinar um filme Pixar após os bem-sucedidos Monstros S.A. e Up(2009), e Michael Arndt como roteirista, após ter escrito os roteiros de Pequena Miss Sunshine e Toy Story 3. Esses caras não tão pra brincadeira.
Mas nem tudo são flores e, logo ao lançar do primeiro trailer, começaram a surgir comentários no Youtube, plataforma principal onde foi divulgado, que pareciam predizer todo o filme de forma absurda. As acusações falavam de personagens estereotipados, como a menina com problemas de pré-adolescência, o pai que, durante o jantar, fica pensando a respeito do último jogo de futebol. O que pra mim fica desmentido quando um dos sentimentos da mãe, em relação ao marido, acaba soltando: "Foi por ISSO que largamos aquele piloto brasileiro?!" ou quando os sentimentos do pai se reúnem numa operação para que ele "dê piti" durante o jantar. É hilário, é Pixar. Questionamentos a respeito do (aparente) sexo das entidades que representam os sentimentos em Riley: temos a equipe de cinco sentimentos que se portam como homens no pai, cinco que se portam como mulheres na mãe, e na cabeça de Riley, temos 3 que parecem meninas e 2 que parecem meninos, o que levantou suspeitas de que a menina também pudesse ter problemas de sexualidade durante a história. Será que a Pixar iria tão longe? Bem, se isso acontecer, há de ser absolutamente sutil. Empresas como a Pixar costumam gastar milhões em seus filmes e esperar retorno disso (mas é claro!!!), e uma história em que a protagonista sofre desse tipo de problema tende a causar tanto estardalhaço quanto más números em bilheteria... enfim, não é sequer sensato que se exija isso. Mas se acontecer, por mim, poderá ser um passo à frente, e não uma amarelada bacana como no filme Como Treinar o Seu Dragão 2, que prometeu lidar com um personagem gay e, quando eu assisti, vi apenas uma abobalhada insinuação.
Enfim, vou esperar ansiosamente por este filme! :)
Consideração: Existe uma piada no trailer que poucos vão entender... eu pelo menos só entendi quando fui pesquisar. Em certo momento, Medo pergunta pra Nojinho e Raiva: "Aquilo foi um urso?!", Nojinho responde: "Não tem ursos em São Francisco.", e Raiva retorque: "Eu vi um tipo muito cabeludo. Parecia
um Urso". Pois saibam que Ursos em São Francisco são uma popular comunidade gay de homens que ignoram os padrões de beleza da comunidade gay mainstream, eis a razão por serem "cabeludos". Raiva respondeu a pergunta de acordo com suas convicções e, pros que entenderam, acabou gerando uma gag muito legal.

domingo, 8 de março de 2015

Entenda o filme Efeito Borboleta!

Olá Minhas crianças, como tem passado? Hoje vou tentar esclarecer pra vocês o filme efeito borboleta.
Então antes de mais nada eu acho necessário explicar umas coisas pro entendimento do filme ficar mais completo, o efeito borboleta não é so o nome do filme, é a inspiração! Certeza que todo mundo ja ouviu dizer que o bater de asas de uma borboleta pode causar um furacão do outro lado do mundo certo? O filme se baseia nesse conceito, mas antes de nos aprofundar no filme em si, vou explicar um pouco sobre uma teoria, a teoria do caos, a teoria do caos defende que uma mudança por menor que seja no início de um evento, situação ou momento qual quer pode e provavelmente vai trazer conseqüências enormes e absolutamente desconhecidas no futuro, por isso os eventos seriam imprevisíveis chegando a ser assustadores dependendo do ponto de vista, mas essa ideia faz todo sentido por exemplo, imagine que você estava de recuperação final, no ultimo dia de prova, você acordou cedo, havia estudado, tava tudo certo tudo tranquilo, voce precisa pegar o ônibus, so que o mesmo se atrasa cinco minutos e sua escola é muito rigorosa quanto horário, quando você chega eles n te deixam fazer a prova independentemente da desculpa e consequentemente você reprova, e por isso decide sair da escola, isso pode desencadear uma serie de fatos totalmente diferentes do que ocorreriam se você continuasse na escola onde você reprovou, apenas por causa de cinco minutos. Uma decisão sua pode mudar drasticamente o seu futuro, isso é o efeito borboleta, esta diretamente ligada a teoria do caos, mas beleza, acho que deu pra ter uma ideia ne? Entao bora pro filme.
Efeito borboleta foi lançado no fia 23/julho/2004, o orçamento era de 3 milhões e o lucro foi de 93 milhões, ou seja um grande sucesso, o filme mostra o Evan, criança que tem apagões de memória, ele simplesmente esquece certos momentos parecendo que ele nem vivenciou esses momentos, depois acompanhamos Evan na adolescência com seu grupo de amigos, Evan tem seu par romântico, Kayleigh, uma garota que ele conhece desde a infância. Após seu cachorro ter sido queimado vivo pelo irmão de Kayleigh, Evan se muda, se afastando da sua amada e de seus amigos. Agora passamos a acompanhar sua vida adulta, onde ele é um ótimo aluno da faculdade, respeitado pelo professor e etc. Ele divide o ap com um gordo rockeiro, emo sei la, e é ai que as coisas começam a fazer sentido, ou pelo menos fizeram pra mim, Evan descobre que pode viajar no tempo apenas lendo anotações que fazia em seus diários, todos os dias, desde que era criança, ele ler algum parágrafo se concentrando bastante ate que sua mente volta no tempo, não seu corpo, sua mente sua consciência adulta ocupa o lugar da consciência adolescente, e é por isso que ele tinha apagões, ele realmente não vivenciou aquele momento, pelo menos não naquele presente, foi essa parte que eu falei "krl mano que foda" essa ideia na minha opinião foi muito inteligente. Ele tinha realmente apagões, porque a sua consciência adolescente dava lugar a outra, a do futuro. De início estava tudo de boa mas lógico que algo estaria fora do comum, e em todos os futuros alternativos acontece isso, ele viaja muda algo no passado e quando ele volta tudo muda, e ai que ele começa a entender porque o pai dele tentou mata-lo. Evan tenta concertar as coisas mas como vocês sabem tudo só acaba piorando, ate que ele se da conta  de que só vai piorar as coisas se continuar com as viagens e decide voltar pra quando tinha sete anos e não virar amigo de Kayleigh. No fim vemos os dois em meio a varias pessoas passando em direções opostas e olhando pra trás, um de cada vez,. O problema dessas viagens é que ele n perde as memórias daquele outro presente quando ele chega a um futuro alternativo, que passa a ser o presente, são carregadas todas as memórias que ele teria se tivesse vivido de fato aquele presente, e essas memórias juntas com outras memórias acabam danificando seu cérebro, se as memórias passadas fossem esquecidas dando lugar a nova, consequentemente ele iria se conformar, não iria se sentir culpado, viveria normalmente aquele novo futuro. So uma curiosidade é que no final original ele passa por ele e pronto, fica por ali. No fina alternativo, que é o final feliz, ele passa por ele e convida ela pra tomar um café e os dois ficam juntos novamente. No final da versão do diretor ele volta pra barriga da mãe quando ele ainda era um bebe, e se mata.. O filme na verdade é uma lição, não devemos nos culpar por decisões tomadas ou nos arrepender, temos que viver independente do quanto isso seja difícil. Espero que tenha ajudado!