quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Qual o problema de Frozen?

Assisti Frozen (2013) pela primeira vez com aquele sentimento anti-Disney.

Por alguns motivos, fui encorajado a dar mais uma chance ao longa, e o assisti pela segunda vez. Minha opinião mudou mesmo, em partes.
Só não mudei de opinião em relação ao Olaf, o boneco de neve que sonha em saber o que o frio faz no verão. Pelos trailers, eu esperava do Olaf um cerne bastante conflituoso, devido à sua própria natureza. Porém assisti ao filme e descobri que ele é um boneco de neve divertido, que pula, que desliza, que dá uma força à princesa num certo instante. E só isso!!! Eu disse: “MELDELS, NAO PODE SE!”. Os produtores tinham um prato fundo pro Olaf, mas preferiram o prato raso, onde a sopa esfria mais rápido. Ao final da história, quando o verão voltou, Elza materializou uma nuvem que provocava uma nevasca eterna sobre o Olaf e resolvido. Tipo: (???????). Só faltou o Olaf levantar uma bandeira e bradar "Diga ao povo que fico!!!"

Eu esperava, sim, a partida do Olaf (como não podia deixar de ser!!!). Isso, depois de ter visto duas vezes o filme, ainda me impede de gostar de Frozen. Isso é o que a Disney ainda não aprendeu (ou desaprendeu). Pois eu me lembro que em Alladin (1992), o Gênio da Lâmpada vai embora depois de ser libertado. É chato ficar comparando uma história com outra... Mas que medo é esse de materializar a despedida, quando ela é óbvia? Medo de McDonald’s não aceitar patentear o personagem pra vender boneco? Peraí né.


Então, pra mim, esse é o passo que faltou em Frozen, e esse é o passo que falta aos produtores da Disney. Sendo assim, o Olaf se tornou um alívio-cômico. Um recurso pra fazer alguém dar risada quando o filme mergulhar numa atmosfera mais dramática. Os personagens precisam ser levados a sério; os personagens, se bem construídos, levam a história por si só baseados em seus próprios conflitos, e nada melhor do que um musical, uma comédia, uma animação, com bons personagens que fazem sentido. Tipo Lumiére e Horloge. Tipo o caranguejo Sebastião. Tipo Timão e Pumba.
Enfim, mesmo com todo esse mindfuck, ainda continuo amando esse boneco de neve fascinante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário