Qual o problema de Frozen?
Assisti Frozen (2013) pela primeira vez com aquele sentimento anti-Disney.
Assisti Frozen (2013) pela primeira vez com aquele sentimento anti-Disney.
Por alguns motivos, fui encorajado a dar mais uma chance ao longa, e o assisti pela
segunda vez. Minha opinião mudou mesmo, em partes.
Só não mudei de opinião em relação ao Olaf, o boneco de
neve que sonha em saber o que o frio faz no verão. Pelos trailers, eu esperava
do Olaf um cerne bastante conflituoso, devido à sua própria natureza. Porém
assisti ao filme e descobri que ele é um boneco de neve divertido, que pula,
que desliza, que dá uma força à princesa num certo instante. E só isso!!! Eu
disse: “MELDELS, NAO PODE SE!”. Os produtores tinham um prato fundo pro Olaf,
mas preferiram o prato raso, onde a sopa esfria mais rápido. Ao final da história, quando o verão
voltou, Elza materializou uma nuvem que provocava uma nevasca eterna sobre o
Olaf e resolvido. Tipo: (???????). Só faltou o Olaf levantar uma bandeira e bradar "Diga ao povo que fico!!!"
Eu esperava, sim, a partida do Olaf (como não podia deixar de ser!!!). Isso, depois de ter visto duas vezes
o filme, ainda me impede de gostar de Frozen. Isso é o que a Disney ainda não
aprendeu (ou desaprendeu). Pois eu me lembro que em Alladin (1992), o Gênio
da Lâmpada vai embora depois de ser libertado. É chato ficar comparando uma história com outra... Mas que medo é esse de
materializar a despedida, quando ela é óbvia? Medo de McDonald’s não aceitar
patentear o personagem pra vender boneco? Peraí né.
Então, pra mim, esse é o passo que faltou em Frozen, e esse
é o passo que falta aos produtores da Disney. Sendo assim, o Olaf se tornou um
alívio-cômico. Um recurso pra fazer alguém dar risada quando o filme mergulhar
numa atmosfera mais dramática. Os personagens precisam ser levados a sério; os
personagens, se bem construídos, levam a história por si só baseados em seus
próprios conflitos, e nada melhor do que um musical, uma comédia, uma animação,
com bons personagens que fazem sentido. Tipo Lumiére e Horloge. Tipo o caranguejo Sebastião. Tipo
Timão e Pumba.
Enfim, mesmo com todo esse mindfuck, ainda continuo amando esse boneco de neve fascinante.

Nenhum comentário:
Postar um comentário